Alisamento térmico

Como funciona que a prancha e o secador agem no meu cabelo?




 Você já parou pra pensar em como um cabelo que é cacheado ou crespo fica liso quando submetido ao calor da chapinha ou do secador? Já percebeu que esse alisamento é temporário? Você sabe o porquê isso acontece? Simples, a Química explica! 

  Como já sabemos, os fios de cabelo são formados de queratina e existem muitas interações entre os aminoácidos presentes na queratina. Lembre-se que quanto mais intensas as interações e quanto mais interações mais enrolado será o cabelo. Interações entre os átomos de hidrogênio e os átomos de flúor, nitrogênio e enxofre são o tio mais forte de interação, porém ainda mais fracas que uma ligação química. Para romper essas interações, o calor pode ser usado. Sendo assim, o alisamento térmico do cabelo ocorre da seguinte forma: As interações intermoleculares são rompidas pelo calor do secador ou da chapinha e então a estrutura em da alfa-queratina, torna-se beta-queratina. Saímos do formato espiralado, para um formato liso. Quando o cabelo é submetido à umidade, essas interações são restabelecidas e novamente temos o formato espiralado do cabelo. 

Representação esquemática da transformação da alfa-queratina em beta-queratina

 Então, é aquilo que você já sabe, se fizer chapinha ou utilizar o secador, fique longe da água. Ou seu cabelo voltará a ser o que era.

  Se você deseja saber mais sobre a fascinante Química dos cabelos, continue neste blog e clique nas outras abas para novos temas. Não se esqueça de responder ao questionário final presente na aba formulário.

2 comentários:

  1. Quais são as interações intermoleculares que são quebradas?

    ResponderExcluir